Clientes de Provedores de Internet Poderão Incluir Seus Dados no Cadastro Positivo
- Tassiane Souza

- 25 de jul. de 2020
- 1 min de leitura
No dia 17/07 foi firmada uma parceria entre o SindiTelebrasil e a Associação Nacional do Bureaus de Crédito (ANBC), que permite com que clientes dos serviços de celular, telefonia, TV paga e internet possam incluir dados de histórico de pagamento destes serviços no Cadastro Positivo.
O Cadastro Positivo reúne informações sobre como têm sido pagos os compromissos relacionados à contratação de crédito – empréstimos, financiamentos e crediários, por exemplo. Passam a constar do histórico do CPF totais financiados, quantidades e valores das parcelas, bem como o comportamento e a pontualidade de pagamento demonstrados pelo consumidor.
O histórico de pagamentos relacionados à contas de consumo de serviços continuados (como água, luz, gás e telefone) também podem ser avaliados pelo mercado para obter uma melhor análise de risco na hora de conceder novos créditos a cadastrados, estender créditos já existentes ou realizar outras transações que impliquem risco financeiro. Assim, aos poucos, o consumidor pode construir seu histórico de bom pagador.
Segundo o SindiTelebrasil, a entrada do segmento de telecom no banco de dados tende a promover a inclusão de brasileiros que não têm conta bancária e estão fora do mercado de crédito por falta de informações para avaliação, além de significar um avanço para as ferramentas de análise de crédito.
A adesão ao Cadastro Positivo depende de cada cliente em aceitar colocar seus dados em troca desses benefícios e a expectativa é que o processo tenha início no final de setembro.
Para maiores informações, contate-nos!

Fonte: Teletime







Comentários